Pico de Crescimento: Por que meu bebê está mamando tanto? Meu leite secou?

Você já passou por uma semana complicada e pensou que a rotina do sono tinha ido pro “beleléu”? Já se perguntou por que seu pequeno não para de mamar? Pois é, o pico de crescimento pode ser a resposta para esses momentos difíceis e para aqueles outros em que seu bebê está mamando tanto que parece que seu leite secou.

Após o nascimento do seu filho, algumas fases poderão mudar um pouco a rotina das mamadas e do sono do pequeno. Ou seja, os picos de crescimento e os saltos de desenvolvimento (Leia sobre) serão momentos da maternidade que exigirão não só adaptações no corpo do bebê, mas também paciência e dedicação das mamães e papais.

♥ Mas o que é Pico de Crescimento?

O Pico de Crescimento (surto de crescimento) é um período em que seu bebê passará por súbitas explosões de crescimento. Uma fase de desenvolvimento físico acelerado com ganho rápido de altura e peso.

Em primeiro lugar, é importante dizer que nenhuma criança mantém um padrão contínuo de crescimento. Ou seja, elas não crescem um pouquinho a cada dia. Existirão momentos na vida em que os pequenos passarão por uma espécie de estirão de crescimento.

♥ Por que meu bebê está mamando mais?

Esses picos de crescimento normalmente são acompanhados de um aumento de fome no seu bebê. Sabe aquela música famosa: “Comer, comer é o melhor para poder crescer!” Certamente, ela explica exatamente o porquê desse período ser caracterizado por um aumento na fome e solicitações de mamadas mais longas.

♥ Eu estou ficando sem leite?

É durante esses picos que muitas mães ficam com a impressão de ter tido uma queda na produção do leite. A questão na verdade é inversa. Seu leite não diminuiu. É seu pequeno que está com mais fome!

Muitas mulheres começam a entrar em desespero nessa fase. É comum acharem que seu leite está secando e que não estão mais saciando o seu pequeno. O que acontece é que sua mama estava produzindo uma quantidade “x” de leite que seu bebê precisava fora dos picos e durante um pico desse, deverá haver uma readaptação do pequeno e do corpo da mãe para saciar essa “Fome de crescimento”. O que que inclui mamadas mais longas e em mais quantidades, inclusive à noite.

♥ Quando os picos de crescimento acontecem?

Os picos de crescimento geralmente acontecem em momentos específicos da vida de um bebê. Eles vão durar uma média de uma semana, podendo variar entre 2 e 10 dias de duração.

Em geral, nos primeiros 12 meses, o bebê costuma ter cerca de 7 surtos de crescimento. Fica de olho nessa tabela pra saber se seu pequeno pode estar ou não passando por um pico de crescimento.

Uma Dica: Não vamos engessar essa tabelinha! Essas fases variam de bebê para bebê. Aurora, por exemplo, variou entre uma semana a mais ou a menos  dessa tabela. O importante é você esteja preparada e ciente de que próximo à esses períodos, a rotina pode exigir um pouquinho mais de atenção.

Tabela com os períodos esperados para picos de crescimento em bebês

E aí? Você conhecia esses picos de crescimento? Eu mesma não fazia ideia desses momentos. Confesso que no começo fiquei muito perdida, achando que tinha algo de errado. Aurora acordava demais nessas fases, mas depois de me esclarecer sobre o assunto pude me manter mais calma e paciente. Conta pra mim sua experiência. 🙂

Bruna Souza

Mãe de primeira viagem que descobre o universo materno a cada dia que passa.

Website: https://cheirodebebe.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *