Salto de desenvolvimento: Por que meu bebê acorda tanto à noite?

Você já se pegou desesperada com o bebê acordado no meio da madrugada com choros desesperados sem motivo? A Fralda está limpa, mas ele não quer mamar. Parece com sono, mas não consegue dormir. Fica com o sono agitado. Exemplos como estes, quando ocorridos em fases específicas, podem indicar o chamado salto de desenvolvimento, motivo pelo qual seu bebê tem acordado tanto à noite.

♥ O que são Saltos de desenvolvimento?

Enquanto nos picos de crescimento (Leia sobre), o corpo do  bebê exigirá mudança de rotina por um certo período, no salto de desenvolvimento haverá também uma mudança, só que no humor de seu pequeno.

Salto de desenvolvimento é o nome dado a fase em que a criança estará absorvendo algum conhecimento. Ou seja, é o período em que a criança estará desenvolvendo alguma habilidade nova como engatinhar, rolar, andar, sentar… Todos esses novos aprendizados geram um certo estresse e cansaço nos bebês.

♥ Quais são os indícios de um salto de desenvolvimento?

Bebês passando por saltos de desenvolvimento apresentarão padrões diferentes dos adotados normalmente. Ficarão um pouco mais manhosos, dormirão mal, terão noites de sono agitado, choros frequentes, podem comer mal, querer muito o peito da mãe não por fome mais pela proximidade, excesso de colinho… Enfim, essa também será uma fase que te exigirá paciência e presença. Será normal o bebê ficar extremamente grudado à mãe.

♥ Quanto tempo dura?

Os saltos de desenvolvimento também terão uma média de uma semana, podendo variar entre 2 e 10 dias de duração.

Em geral, nos primeiros 12 meses, o bebê costuma ter cerca de 8 saltos de desenvolvimento. Fica de olho nessa tabela pra saber se seu pequeno pode estar ou não passando por essa fase. Mas não vamos engessar, hein! Essas fases variam de bebê para bebê. Aurora, por exemplo, variou entre uma semana a mais ou a menos  dessa tabelinha. O importante é você esteja preparada e ciente de que próximo à esses períodos, a rotina pode exigir um pouquinho mais de atenção.

Tabela com os períodos esperados de salto de desenvolvimento em bebês

Bruna Souza

Mãe de primeira viagem que descobre o universo materno a cada dia que passa.

Website: https://cheirodebebe.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *