Sintomas do primeiro trimestre de gravidez

O tão sonhado positivo chegou. “Nossa, estou grávida!” Primeiramente, vem aquela emoção, mas logo mil dúvidas surgem na sua cabeça. Sim, estar grávida é um sonho. É uma delícia! Mas os sintomas que você recebe junto com o contrato da desejada barriguinha podem te incomodar bastante, principalmente quando falamos dos sintomas do primeiro trimestre de gravidez.

No meu primeiro trimestre da gravidez, comentei com uma amiga que eu mais parecia doente do que grávida. rsrsrs Confesso que a gente sofre mais no comecinho e, como não tem barriguinha nenhuma, dá uma vontade de apertar um botão pra avançar a gravidez e passar essa fase mais sofrida. Realmente, as mudanças físicas só vão ficar aparentes no segundo trimestre de gestação, mas infelizmente não posso falar o mesmo sobre os sintomas. Já no início da gravidez, seu corpo vai gritar “mudanças” e acredite, os sintomas não te deixarão esquecer que está grávida.

♥  O SEU CORPO:

Durante o primeiro trimestre de gravidez, as mudanças são mais hormonais do que físicas. O máximo que seu corpo pode aparentar é um ganho de peso, que fará com que as pessoas ao seu redor achem que você ganhou uns quilinhos a mais. Um sintoma bem legal para uma mulher que quer gritar pro mundo que está grávida SQN.

Após a fecundação, o seu corpo vai disparar uma descarga hormonal e vai passar a trabalhar com o triplo de hormônios que estava acostumado. Basicamente, é tipo uma TPM daquelas rsrsrs

♥  CANSAÇO E SONOLÊNCIA:

Você provavelmente vai se cansar por tudo e por nada. Mesmo aquelas mulheres que sempre esbanjaram uma boa disposição e uma capacidade de passar o dia todo fazendo várias tarefas terão que se render a pequenos cochilos durante o dia.

É um sono inexplicável. Eu sempre fui dorminhoca, não vou mentir. Mas no primeiro trimestre da minha gravidez, Morfeu me abraçava num nível que eu era capaz de cochilar sentada numa cadeira. Depois do almoço, então! Meu olho fechava, enquanto conversava com meu esposo. Eu queria ficar acordada, mas era difícil.

Outro sintoma do primeiro trimestre é o cansaço extremo. Seu corpo parece não responder aos exercícios como antes. Eu comecei a estranhar e achar que estava grávida, quando minhas aulas de funcional de costume se tornaram tão pesadas a ponto de eu não terminá-las. Lógico que uni esse sintoma à outros. Não é porque você não aguentou levantar aquele peso na academia que você está grávida. você pode estar cansada por outros motivos. Mas se você está tentando engravidar, pode ser um sinal.

♥  DORES NAS MAMAS:

As dores nas mamas vão ocorrer de um jeito parecido com as que você sente na TPM, só que bem mais fortes. É uma dor latente, que vai aumentando e incomodando cada vez mais. A culpa de tudo isso está no aumento excessivo dos hormônios, principalmente estrógeno e progesterona, que se alteram num nível tão alto e rápido que seu corpo não consegue se adaptar e se prejudica durante a recuperação. Essas dores devem durar em média três semanas, mas caso ainda persistam, seria interessante procurar seu médico.

Na verdade, o seu corpo já está preparando suas mamas para a amamentação e isso pode causar outro sintoma: suas aréolas podem ficar mais larguinhas e amarronzadas.

♥  ENJOO, VÔMITO E PRISÃO DE VENTRE:

Ainda não se sabe ao certo como acontece o processo de náuseas na gravidez. O que se sabe é que a culpa – adivinha! – está no aumento dos hormônios estrógeno, progesterona e hCG. Esses hormônios estão intimamente ligados à motilidade do trato intestinal. O hCG, por exemplo, irá relaxar a musculatura do seu corpo e isso inclui o seu intestino. Resultado, constipação: A famosa prisão de ventre.

As grávidas passam a ter um “estômago preguiçoso”, que demora mais para se esvaziar e fica com aquela sensação de que está cheio rápido. Ou seja, as grávidas ficam empanturradas mais fáceis com quantidades pequenas de alimentos e ficam querendo vomitar com tudo.

E os cheiros? sim, os cheiros podem começar a te incomodar. Seu olfato vai ficar super aguçado e tudo continua sendo culpa dos hormônios.

Mas você pode mudar alguns hábitos na sua rotina para minimizar a sensação de enjoo na gravidez, Veja Aqui!

♥  IDAS CONSTANTES AO BANHEIRO:

Algumas pessoas acreditam que a vontade de fazer xixi está somente ligada ao aumento do feto pressionando a bexiga. Sim, esse é um sintoma bem característico no último trimestre da gestação, mas ele também aparecerá no comecinho da sua gravidez. Isso porque durante o início da gravidez, o corpo feminino passa por uma série de transformações metabólicas e hormonais, o que leva a mulher a idas constantes ao banheiro. O seus rins vão começar a funcionar a pleno vapor.

HUMOR VOLÁTIL:

Uma hora você estrá dando gargalhadas por uma coisa mega besta que passou na TV, outra hora você estará chorando, porque o chocolate acabou. Sério? essa mudança de humor das grávidas assusta qualquer um.

Os especialistas dizem que a progesterona e o estrogênio, que são os hormônios femininos que regulam o ciclo reprodutivo, sejam parcialmente responsáveis por essa mudança de humor, que vai funcionar mais ou menos como uma TPM gigante. Nem todas as grávidas possuem esses sintomas, mas dizem que se você já sofre com isso durante as variações hormonais na sua menstruação, pode se preparar durante a gravidez.

Se isso é verdade? Não sei. Eu nunca sofri com mudanças de humor na minha TPM e confesso que, na minha gestação, esse não foi um sintoma que me assombrou. Mas o fato é que grande parte dessas alterações é simplesmente causada pelas enormes mudanças que acontecem na gestação e ampliadas pelo estresse da grávida já estar sofrendo com outros efeitos físicos, como náuseas, cansaço e vontade fazer xixi.

Ter mudanças de humor é algo comum numa gestante, mas preste atenção se isso está atrapalhando sua vida ou te causando tristeza ao extremo. Caso sua tristeza seja algo mais forte que uma melancolia temporária, pode ser interessante procurar um especialista. Cerca de 10% das grávidas sofrem com uma depressão moderada.

♥ GANHO OU PERDA DE PESO:

O ganho de peso nessa fase da gestação ainda é bem discreto. O ideal é que, nesse começo da gestação, você ganhe uma média de 500 gramas por mês. Os especialistas dizem que numa gestação saudável você deve ganhar entre 12 e 15kg. Mas não se preocupe caso você perca peso ao invés de ganhá-los. Mulheres com muitas náuseas e enjoos podem ter perda de peso e isso é super normal!

O primeiro trimestre de gravidez é bem conturbado. Você estará tentando lidar com as mudanças do seu corpo, com o mundo ao seu redor, pensando em tudo que vai precisar planejar dali pra frente e tudo isso apimentado por esses sintomas maravilhosos que te contei. Pois é, eu sei. Parece que não tem graça estar grávida. Mas acredite: Tudo isso é demais! Demais nos dois sentidos mesmo rsrsrs Pode no inicio parecer demais pro seu corpo, a ponto de algumas mulheres pensar ” O que foi que eu fiz!”. Mas por experiência própria, eu te digo que tudo isso é pequeno frente a magia que é estar grávida. Logo logo os sintomas ruins passam e você sentirá seu baby dentro de você. E aí ter passado mal, ficado louca e feito xixi  mil vezes terão valido a pena. =D

 

Bruna Souza

Mãe de primeira viagem que descobre o universo materno a cada dia que passa.

Website: https://cheirodebebe.com.br

1 Comentário

  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *