Sintomas do terceiro trimestre de gravidez

Se você está entre as semanas 27 e 40 da sua gestação, PARABÉNS! você chegou na reta final da sua gravidez. A emoção está a mil e a vontade de ver o rostinho do seu baby parece aumentar a cada instante. É verdade! É maravilhoso, mas os desconfortos, embora sejam menores, ainda existem e estão diretamente relacionados ao aumento de volume da sua barriga. Nesse post, vou te contar 6 sintomas do terceiro trimestre de gravidez:

♥ INCHAÇO:

O inchaço é causado pela retenção de líquidos e o aumento do fluxo de sangue no seu corpo, que pode aumentar cerca de 50%, tornando as suas articulações mais larguinhas. É justamente a retenção de líquidos e esse aumento progressivo do volume de sangue em circulação que causa o inchaço nas gestantes. Um fato que ajuda na circulação sanguínea e, por consequência, melhora o inchaço é não ficar sedentária. Por isso, tente praticar exercícios (converse antes com seu médico). Exercícios como caminhada, pilates, hidroginástica, podem reduzir essa sensação.

♥ INCONTINÊNCIA URINÁRIA:

A pressão do bebê na sua barriga pode causar incontinência urinária. Então, nessa fase da sua gravidez, se você ainda não os iniciou, seria interessante passar a praticar os chamados Exercícios de Kegel. Eles são exercícios de contrações dos músculos da zona pélvica para fortalecer a área muscular do períneo (entre a vagina e o ânus).

Existem fisioterapeutas especializados nesse tipo de estímulo, que farão seu acompanhamento durante a sua gestação e no seu pós porto para que sua região íntima volte com maior facilidade ao que era antes.

♥ CANSAÇO:

O peso do útero continua a aumentar. O seu peso cresce cerca de 20 vezes em relação ao seu peso normal. Com o aumento do peso da sua barriga, consequentemente, acontece a pressão nas suas pernas. Então, serão super comuns as sensações de pernas cansadas e pesadas. Momentos ofegantes também serão mais comuns nessa fase da sua gestação. Lembra que eu falei das meias de compressão? (se não, clique aqui) elas agora serão mais do que necessárias para amenizar as dores e cansaço nas pernas.

Outro tipo de cansaço que você irá sentir, virá das noites em claro. Seu sono durante à noite pode começar a ficar agitado. O bebê meche muito, acorda você. Você começará a ficar ansiosa – E o parto? será que está tudo bem? Será que vai dar tudo certo, meu Deus falta comprar isso, falta pesquisar aquilo rsrsrs – Tente se acalmar! Curta muito a gestação, faça relaxamentos no banho, escute uma boa música, veja filmes para desopilar e um conselho, DORME, AMIGA! Que você vai sentir falta disso por um bom tempinho rsrsrs

♥ O PARTO:

Por volta da semana 28, seu corpo vai começar a se preparar para o parto. A sua barriga pode descer e você também pode começar a sentir ligeiras contrações indolores e bem espaçadas. Essas contrações são chamadas de Contrações de Braxton (ou contrações de treinamento, o famoso falso trabalho de parto). Elas ocorrerão de maneira irregular, esporádica e nunca deverão vir acompanhadas de dor. A sensação é a de que sua barriga está endurecida e depois relaxada. Ela endurece por alguns minutos e depois fica normal. Algumas mamães podem ter esse sintoma já na 20ª semana.

♥ DORES NAS COSTAS:

Outro sintoma que sua barrigona irá trazer serão as dores nas costas. Sabe aquela postura que você vai naturalmente adotando, por causa do aumento de barriga? barriga para a frente e quadril para trás? Pois é, digamos que ela não favorece muito a correta posição da sua coluna e isso irá provocar  dores e muito desconforto. Este desconforto vai aumentar ao longo da sua gravidez, a medida que seu bebê vai ganhando peso. Procure manter uma postura o mais vertical possível, corrigindo a posição sempre que tender a dobrar as costas. Exercícios, caminhadas, alimentação saudável para equilibrar o peso… Tudo isso também te ajudará a evitar esse sintoma.

♥ PRISÃO DE VENTRE:

Pois é, esse sintoma começa a aparecer no segundo trimestre e lamento dizer que pode perdurar até o final da sua gravidez. Se você já tinha problemas com prisão de ventre, esse sintoma pode agravar e muito nesse trimestre. A crescente pressão exercida pelo útero sobre o estômago dificulta e atrasa a sua digestão. A dica aqui é Alimentação: Mantenha um regime alimentar rico em fibras e pobre em gorduras. Evite bebidas alcoólicas e açucaradas (com refrigerantes) e alimentos condimentados. Ah! beba bastante água.

E aí? o que você achou desses sintomas? No final da minha gravidez, eu já tava tão esticada, que a impressão que eu tinha era de que minha barriga ia explodir a qualquer momento. É muito legal sentir que você tem um bebê dentro de você. E no terceiro trimestre, é quando isso fica bem evidente. Você passa a sentir tudo (mãozinha, pezinho, ele se virando, mudando de posição) e definitivamente isso vale qualquer sintoma acima. É um milagre!

Bruna Souza

Mãe de primeira viagem que descobre o universo materno a cada dia que passa.

Website: https://cheirodebebe.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *