Sintomas do segundo trimestre de gravidez

O segundo trimestre de gravidez vai da semana 14 à semana 26. Essa fase da gestação, embora seja mais tranquila (eu ouvi um amém, amém hehe), também tem seus sintomas e sinais característicos. Nesse post, vou contar pra você os sintomas do segundo trimestre de gravidez.

♥  OBSTIPAÇÃO:

Obstipação é o nome bonito para nossa famosa prisão de ventre. As suas idas ao banheiro podem ficar mais sofridas e dolorosas. Você pode começar a ficar enfezada, no sentido próprio da palavra. Para evitar isso, é importante que você beba bastante água, cerca de 6 a 8 copos por dia, e inclua fibras à sua alimentação.

♥  ACNE E CLOASMA:

Um dos sintomas esteticamente chato para as gestantes é o aparecimento de manchas amarronzadas na sua pele. Elas são chamadas de cloasma. Outra coisa que pode acontecer é a sua pele ficar bem mais oleosa. A minha pele migrou de seca para oleosa na minha gestação. E não foi nada legal – sabe aquela sua base maravilhosa? pode ser que você tenha que investir em uma com acabamento mais sequinho hehe. O problema de sua pele ficar oleosa está no aparecimento das temidas espinhas. Mas não se desespere, normalmente a sua pele volta ao normal após o parto, mas por via das dúvidas, use sempre protetor solar e invista em alguns produtos de pele específicos para gestantes.

♥  IDAS AO BANHEIRO:

O que parecia não ser tão evidente no primeiro trimestre da sua gravidez (se você quer saber os sintomas do primeiro trimestre de gravidez, veja aqui), agora vai começar a deixar você maluca. A pressão do útero na sua barriga vai te render muitas idas ao banheiro. A correria nas lojas em busca do banheiro perdido será algo normal rsrsrs Eu me lembro de sempre ficar de olho, quando chegava em um local diferente, para achar o banheiro e já estar preparada para quando o xixi apertasse. O importante é que você nunca prenda o xixi. Deu vontade, corre pro banheiro. A retenção de líquido, principalmente nas gestantes, causam infecção urinária.

♥  VARIZES OU DORES NAS PERNAS:

Outro sintoma bem chatinho dessa fase é o cansaço que seu corpo pode começar a sentir, após o crescimento da sua barriga. Você começará a ganhar peso e isso pode acarretar em dores fortes nas suas pernas e até o aparecimento de algumas varizes. Evite ficar sentada ou em pé por muito tempo. Se movimente sempre que puder para aumentar a circulação do sangue nas suas pernas. Use as meias de compressão, elas podem não ser tão sexy e fresquinhas, mas acredite: aliviam e muito essa sensação de cansaço nas pernas. Se você morar em um lugar muito quente (aqui no nordeste usar uma meia calça é quase desesperador rsrsrs), escolha horários específicos para usá-las, como no ar condicionado do trabalho, num passeio no shopping que você vai andar muito…).

♥  AZIA:

Ah, a azia! Seja seu bebê cabeludo ou não, a azia pode começar a te incomodar nessa fase da gestação. Os alimentos gordurosos ou comer demais pode te trazer uma queimação bem desconfortável. Evite comer em grandes quantidades. Tente comer em quantidades moderadas, porém mais vezes (a cada 2 ou 3 horas).

♥  CALOR:

É impressionante como o calor aumenta, quando você está grávida. Isso acontece pelas variações hormonais, principalmente pela queda do estrogênio. A dica aqui não vai solucionar o problema, mas vai amenizar a sensação: use roupas leves, tome mais banhos em temperatura ambiente.

♥  DESEJOS:

Embora esses desejos não tenham uma explicação ou razão médica, aparentemente, é um sintoma bem claro na maioria das gestantes no segundo trimestre da gestação. Os desejos vão desde vontades super loucas (chupar tijolo, comida crua, areia) até desejos mais comuns (comer feijão o tempo todo, arroz com farofa no almoço e jantar rsrs). Ok, esse sintoma é bem estranho, mas acho que entra muito o fato de estarmos ansiosas, nervosas com todo o processo da gravidez. Mas a dica aqui pode ser um pouco complicada de seguir: Não enfie o pé na jaca, mulher! você pode se arrepender :/ Comer demais pode te trazer má digestão. Você pode comer seus desejos sim (desde que sejam comestíveis, claro. Tijolo não pode, né minha gente! rsrs), mas coma seus desejos com moderação. Outra dica legal é não ficar com fome, coma a cada 2 ou 3 horas direitinho. Quanto mais fome, mais sua mente pensa em comida e mais os desejos virão.

E aí? quais foram seus desejos e sintomas na sua gravidez? por aqui o processo foi mais tranquilo no segundo trimestre. Eu senti muito calor, embora sempre tenha sido uma pessoa friorenta. Mas de resto, os outros sintomas foram mais fáceis de conviver. Aproveite esse segundo trimestre para planejar e comprar tudo. Você estará a todo gás. esse é momento certo para montar o enxoval numa viagem, para curtir a gravidez em passeios relaxantes, para fazer compras no shopping, centro da cidade… Enfim, essa é a hora de você sair às compras, amiga. Aproveita! 🙂

Bruna Souza

Mãe de primeira viagem que descobre o universo materno a cada dia que passa.

Website: https://cheirodebebe.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *