Dicas para viajar grávida

Viajar é sempre uma delícia! E com o planejamento correto, não vai ser diferente, mesmo grávida. Nesse texto, vou contar pra você algumas dicas para viajar grávida.
A verdade é que, quando estamos grávidas, temos medo de tudo. E esse medo pode vir até pelo julgamento excessivo das pessoas: Nossa, mas você sobe escada gravida? Cuidado, grávida tem que descansar e não fazer exercícios. Esse não é o momento para você conhecer outros lugares. aff rsrs
A maioria das pessoas gostam de viajar, e conhecer lugares novos ou refazer uma viagem antiga pode te tirar daquele estresse da gravidez e dar uma boa relaxada.

♥ PLANEJE A SUA VIAGEM CONSIDERANDO OS SINTOMAS DA SUA GRAVIDEZ:

Faça um roteiro sempre alocando períodos diurnos para descanso. Tente dormir bem no período da noite.
Uma gravidez saudável não exige repouso total, mas o cansaço é um sintoma constante numa gestação (Veja aqui o texto sobre sintomas da gravidez). Mas isso não vai te impedir de se divertir. Você poderá caminhar, passear, fazer algumas atividades mais leves. Só se preocupe em reservar momentos durante dia para que você possa recuperar o fôlego, colocar os pés pra cima e tirar aquela soneca.

♥ ESCOLHA BEM A DATA DA VIAGEM:

Especialistas indicam o segundo trimestre como sendo o melhor período para se viajar grávida. Evite viagens no primeiro trimestre, pois você ainda está propensa à sangramentos ou aborto espontâneo (Leia aqui sobre o assunto). No segundo trimestre, seus enjoos provavelmente foram embora, os riscos de aborto são muito menores e você estará com bem mais energia.

♥ ESTUDE AS RESTRIÇÕES DAS COMPANHIAS AÉREAS E DOS SEGUROS VIAGEM:

Algumas companhias aéreas podem exigir um parecer médico autorizando a sua viagem. Por via das dúvidas, tenha um em mãos.
As companhias aéreas reservam assentos especiais somente para portadores de necessidades especiais, idosos e passageiros preferenciais. Mas apesar de grávidas não estarem na norma federal que dá direito aos assentos especiais com mais espaços sem custo adicional, algumas companhias podem te alocar para um desses assentos. Converse com a atendente do check in sobre a possibilidade de um assento mais confortável para você. No voo que fiz para fazer o enxoval da minha baby, deu certo tanto na ida quanto na volta.
Outra questão importante é ver bem o que o seguro viagem cobre, antes de contratá-lo:
– alguns seguros têm cobertura somente até a semana 26, outros abrangem até a 28 ou 32.
– A maioria dos seguros exigem que a segurada não tenha mais de 40 anos de idade.
Portanto, leia com atenção as normas antes de fechar seu seguro viagem. Evite sustos!

♥ ALIMENTE-SE BEM:

Geralmente em viagens ficamos mais displicentes quanto à alimentação. Não faça isso! Seja lá pra onde você for, priorize a sua alimentação.
O que eu fiz nas minhas viagens grávida foi sempre carregar frutas e uma garrafinha com água. Assim eu me mantinha sempre hidratada e conseguia fazer pequenos lanches entre as principais refeições. Ficar muito tempo sem se alimentar, pode te dar enjoo e mal-estar.
Outra coisa, é tentar manter uma alimentação saudável. Ou seja, já antes de viajar pesquise restaurantes, mercados ou lojas no local da sua viagem onde você poderá se alimentar bem. Não dá pra comer fast food o dia inteiro.
Evite alimentos diferentes. Esse não é o momento para provar coisas variadas. Você está mais sensível e é melhor evitar comidas fortes, muito temperadas ou com ingredientes que você ainda não comeu e que, portanto, não sabe como seu corpo reagiria.

♥ ESCOLHA DESTINOS SEGURO:

É lógico que durante a sua gravidez, você irá se privar de algumas coisas. Viajar é mais do que possível, mas lembre-se que essa não é a hora de conhecer destinos mais radicais, digamos assim. rsrsrs
Evite ir para localidades com doenças epidêmicas, locais com muita mata ou que exijam vacinas que você, gestante, não poderá tomar. Isso é um ponto extremamente importante, pesquise antes se seu destino exige alguma vacina específica e se você poderá tomá-la.
Evite viagens que exijam esforço físico ou locais que possuam pouca estrutura médica. Já estude hospitais onde deverá ir, farmácia para medicação e, se for um país com outra língua, já vá com alguns sintomas decorados. Você poderá ter que descrever algo que esteja sentindo à um médico que não sabe a sua língua.

♥ DIVIRTA-SE, MAS COM MODERAÇÃO:

Viajar é sempre emocionante e a gente sempre quer conhecer tudo de uma só vez. Lembra da primeira dica? planejamento! Não se esqueça que você está grávida. Se você vai passar 7 dias em um local com muitos pontos turísticos, saiba que muito provavelmente você não conseguirá visitar todos. Não é o momento para maratonas turísticas. Procure fazer tudo com calma e planejar seus passeios da maneiras mais agradável possível.
Descanse, não pegue peso, não vá a brinquedos radicais e não se empolgue em atividades arriscadas. Caso a vontade seja maior e você sabe que vai querer se arriscar, talvez seja melhor deixar esse destino para os próximos anos ;D

Com um bom planejamento e boa dicas, você vai conseguir se divertir muito na sua gravidez. Não precisa ficar em casa no sofá assistindo Netflix. rsrsrs Vamos curtir essa barriguinha, passear bastante e tirar mil fotos ;D ♥ ♥

Bruna Souza

Mãe de primeira viagem que descobre o universo materno a cada dia que passa.

Website: https://cheirodebebe.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *